Google Trends e a Copa 2014

A Copa de 2014 no Brasil atinge seus momentos decisivos e cada vez mais as atenções mundiais se voltam para ela. Aproveitando a onda de tensão e expectativa dos torcedores o Google revela o que o mundo pensa, sente e espera sobre cada uma das partidas. Sua ferramenta conhecida como Google Trends recebeu um recurso especialmente voltado para o acompanhamento da Copa, trazendo as “impressões digitais” daqueles que utilizam o seu buscador para encontrar notícias ou informações relacionadas ao evento. Jogo a jogo as informações se alteram, revelando magicamente os ânimos mundiais. Após a lesão de Neymar a pergunta do momento, por exemplo, foi: E agora, Felipão?

felipao

O Google, a exemplo de redes sociais como o Facebook e Twitter, utiliza o grande volume de dados que obtém de seus usuários para construir análises apuradas do comportamento de nossa sociedade. O Google Trends, na verdade, é uma forma de sintetizar nossos interesses e nada melhor que um evento de tamanhas proporções para sua demonstração de poder.A Copa está em todos os canais de Tv, emissoras de rádio e jornais impressos, mas apenas pela internet conseguimos ouvir todos os burburinhos sobre ela.

Além da Copa, o Google Trends fornece abertamente um levantamento em tempo real com a página Hot Trends:

A capacidade de usar essas informações é, na verdade, o grande trunfo do Google para lucrar e fazer investimentos. Toda seu mercado de publicidade é baseado nisso. Outros recurso vem usando a mesma estratégia de retorno público dessas informações. Um deles é o Think With Google (“Pense com o Google”), que tem o objetivo de encontrar tendências inovadoras nos mais variados setores da sociedade apenas utilizando as pesquisas feitas no site como referência. Entre suas análises está “2014 World Cup: What a Difference 4 Years Makes (Copa do Mundo 2014: O que uma diferença de 4 anos faz)” que levanta as tendências surgidas com Copa de 2014, inclusive com as perspectivas do envolvimento dos EUA com o esporte. No ano passado o Google revelou que estava usando esses dados para analisar e até prever sucessos e fracassos no mundo do showbiz com a publicação do estudo Quantifying Movie Magic with Google Search.

Facebook Comment