Zygote Body: navegando pelo corpo humano

Um ótimo suporte ao estudo da biomedicina é o site Zygote Body, que possibilita uma navegação completa pelo corpo humano a partir de seus vários sistemas e órgãos com visualização 3D. Ele possui um mecanismo de pesquisa que permite encontrar qualquer parte rapidamente, e um controle de visualização dos sistemas que compõem o corpo humano que possibilita destacá-los de acordo com a necessidade.

O Projeto, que não é recente, remonta aos experimentos do finado Google Labs, projeto mantido pela inventividade dos funcionários da Google durante os seus 20% de tempo dedicados à criação de novas ferramentas, e se chamava Google Browser Body. Em 2012, teve seu código aberto e, aproveitando a oportunidade, a equipe do Zygote Media Group, que já fornecia as ilustrações ao empreendimento dos googlers, decidiu continuar o desenvolvimento do software. O Zygote Body foi desenvolvido com a tecnologia WebGL para gerar gráficos 3D para o navegador de internet.

O Zygote Body é um sofware web no formato de site (roda nas versões mais recentes do Chromme ou Firefox) e pode ser acessado por qualquer pessoa gratuitamente. Suas características permitem que estudantes de ensino médio, de gradução e pós-graduação uma investigação visual 3D pelo interior dos sistemas e órgãos do corpo humano, inclusive alternando ou sobre pondo os corpos do gênero masculino ou feminino. Com cliques do mouse você pode identificar e navegar por partes minúsculas como as veias ou músculos. Uma dica para usuários de Firefox é usar as opções “Salvar imagem como…” ou “Exibir imagem”, acessadas ao clicar com o botão direito do mouse, para capturar as imagens e utilizá-las como quiser.

Referências:

http://olhardigital.uol.com.br/video/conheca-o-google-body-browser/16267

http://pt.wikipedia.org/wiki/Zygote_Body

http://www.zygotebody.com

http://www.techload.com.br/google-lanca-o-body-browser/

http://google-opensource.blogspot.com.br/2012/01/google-body-becomes-zygote-body-built.html

Google Body agora é Zygote Body e com código aberto

http://www.chromeexperiments.com/detail/body-browser

Facebook Comment